Dicionario Hacker

Dicionario Hacker

Admistrador de Rede: toda rede de computadores possui uma pessoa responsável por toda a estrutura e funcionamento: o admistrador da rede. Esse admistrador é quem vai definir que recursos da rede cada pessoa terá acesso.
Alias: é um apelido que você pode utilizar no lugar de um e-mail de uma pessoa ou grupo. Por exemplo, ao invés de organizar uma lista de endereços eletrônicos com e-mail de cada um, você fornece um nome mais simples que indentifique cada pessoa.

ASCII: entende-se por "American Stardard Code for Informatizon Interchange", código utilizado para representar textos nos computadores.

Attachment: você pode anexar qualquer tipo de arquivo ao seu e-mail utilizando a opção "Attachment", do seu software de correio eletrônico.

Backbone: é a espinha dorsal da Internet, onde são encontradas as maiores velocidades de transmissão.

Banda Passante: ë tipicamente usada para especificar a quantidade de dados que podem ser enviados em um canal de comunicação.

Bits: é a menor unidade de medida de armazenamento do computador. Apresenta dois estados: 0 e 1.

Bps ou Bits por Segundo: é o número de bits transmitidos a cada segundo. É utilizado como uma unidade de medida que indica a velocidade de transferência de informações em uma rede.

Byte: cadeia de oito bits.

Browser: é o software usado para visualizar gráficos e textos na Internet, os browser mais comuns e usados na Internet são o Netscape Navigator e o Microsoft Internet Explorer. Essa pégina só pode ser visualizada com estas cores e fotos através do browser.

Cliente: um programa que roda no seu computador, o Netscape Navigator e o Eudora são alguns exemplos de clientes. Geralmente trabalha em dupla com o servidor.

Cracker: é um individuo que tenta acessar sistemas de computadores sem autorização. Geralmente é malicioso, e ao contrário do "Hacker" ele tem sempre uma segunda intenção quando quebra o sistema.

DNS ou Domain Name System: , o DNS faz uma associação entre o endereço numérico IP e o nome de um Host. A vantagem da utilização do DNS é que você não precisa memorizar um endereço pelo seu número IP, na maioria das vezes números muito grandes.

Download: quando você transfere um arquivo de algum lugar para o seu computador, você está fazendo um dowload.

E-mail: é o famoso correio eletrônico (Eletronic Mail), onde você através dele pode receber correspondência ou até mesmo arquivos de qualquer tipo. Meu e-mail é marcos_giovani@yahoo.com.br se quiser escrever esteja avontade.

Endereços: todo e qualquer recurso na Internet possui um endereço. O endereço de uma pessoa. O endereço de uma pessoa pode ser o seu e-mail ou mesmo da sua pégina Web, já o enderço de uma máquina está sempre relacionado ao endereço IP. Por exemplo o meu endereço eletrônico é marcos_giovani@yahoo.com.br se quiser escrever estarei a sua disposição.

Freeware: software disponível sem qualquer custo.

Gateway: é um dispositivo que conecta redes que normalmente não se comunicam, permitindo a transferência de informação de uma para outra.

Hacker: é uma pessoa que tem prazer em conhecer profundamente o funcionamento interno de sistemas, computadores e redes de computador. A quebra de segurança de computadores é para o Hacker apenas um desafio. Este termo geralmente é empregado de maneira pejorativa, onde o correto seria Cracker.

Host: - Hospedeiro um computador que está ligado à uma rede ou à Internet. Quando você se conecta a ele. passa a ter acesso a arquivos e informações.

HTML: - Hypertext MakUp Language linguagem padrão baseada em texto utilizada para escrever todos os documentos de hipertexto do Word Wide Web.

HTTP: - Hyper Text Transfer Protocol protocolo de comunicação utilizado no World Wide Web.

Java: considerada por muitos como a grande revolução do WWW, Java é uma linguagem de programação orientada a objetos, que permite o uso de interatividade nas páginas de Web.

LAN: - Local Area Network é uma rede local de computadores, que permite que os usuários troquem informações e compartilhem recursos como impressoras ou MODEMS. A grande maioria das empresas atualmente possui uam LAN que também está conectada à Internet.

Log Off: é o processo de desconexão de um sistema on-line.

Login: é um processo para sua identificação em um sistem,a. Toda vez que você se conecta a algum site geralmente composto de duas etapas. Primeiro você fornece o nome através do qual você é conhecido na rede (username), e depois informa a sua senha (password).

Mailbox: é a area que aramazena as mensagens eletrônicas recebidas (E-mail).

MODEM: é um dispositivo que transforma sinais analógicos em digitais e vice-versa. O nome MODEM, na verdade é uma sigla para MOdulador DEModulador.

Net: abreviação para Internet ou em português quer dizer rede.

On-line: termo que significa estar no sistema, estar conectado a algum lugar. Daí surgem, as revistas e bancos on-line.

Password: é a senha utilizada para a identificação de um usuário em um sistema. É ela que valida ou não o seu pedido de conexão.

Protocolo: é um conjunto de regras estabelecidas com o objetivo de permitir a comunicação entre computadores.

Provedor de Acesso: organização que oferece conexão para a Internet.

Servidor: um programa que recebe solicitação de um cliente. Geralmente os servidores rodam nos hosts.

Shareware: software que geralmente está disponível como "experimente antes de comprar".

Site: é um termo largamente utilizado para fazer referência a um nó da Internet.

TCP/IP: conjunto de protocolos utilizados na troca de informações entre computadores de diferentes arquiteturas dentro da Internet. O TCP/IP está disponível para qualquer tipo de CPU e sistema operacional.

Upload: quando você transfere um arquivo do seu computador para algum lugar, você está fazendo um upload. Winsocks "Windows Sockets", são um conjunto de especificações e padrões para que aplicações TCP/IP possam utilizar o Windows como sistema operacional.

0 comentários: